Nesta terça-feira (08), acontece a eleição para a presidência da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), com seis candidatos na disputa: Américo Ferreira da Silva Neto, André Delgado Baird, Antonio Vieira Cesário da Cunha, Estevão António Petrallas, Marco Antônio de Araújo e Paulo Sérgio Telles.
O novo presidente substituirá Francisco Cezário, afastado após denúncias de corrupção. O cargo, de grande importância dentro da estrutura do futebol estadual, pode render até R$ 215 mil mensais.
A eleição foi convocada por edital, conforme o estatuto da FFMS e deliberações anteriores. A lista com os 51 filiados aptos a votar, todos em dia com suas obrigações estatutárias junto à FFMS e à CBF, foi publicada no site da entidade.
Conheça os candidatos:
André Delgado Baird – Presidente afastado do CREC (Costa Rica Esporte Clube), campeão estadual em 2021 e 2023 e participante da Série D nacional. Ele foi citado na CPI da Expo Rica 2023 por suposto envolvimento em esquema de corrupção e superfaturamento. O clube teria lucrado R$ 190 mil com vendas no evento, segundo o relatório da comissão.
Estevão Antônio Petrallas – Ex-presidente do Operário e atual presidente interino da FFMS, nomeado pela CBF após a prisão de Cezário. Sua nomeação foi contestada por Reinaldo Leão, do Comercial, por supostas irregularidades na Liga de Futebol Profissional de MS, mas o TJD-MS rejeitou a denúncia por 4 votos a 3.
Paulo Sérgio Telles – Ex-presidente do extinto Cene, clube que conquistou seis títulos estaduais sob sua gestão. O Cene, fundado por fazendeiros de Jardim e ligado à associação do Reverendo Moon, foi transferido para Campo Grande em 2001.
Antonio Vieira Cesário da Cunha (Toni Vieira) – Também ex-presidente do Operário, enfrentou crise financeira no clube que resultou no leilão da sede em 2012. Hoje, é empresário no ramo de educação e esportes.
Américo Ferreira da Silva Neto – Atual vice-presidente da FFMS e ex-presidente do Novo (antigo Novoperário), fundado por torcedores do Operário e atualmente sediado em Sidrolândia. Ele aparece em foto nas redes sociais ao lado de Petrallas e Cezário.
Marco Antônio de Araújo – Presidente afastado do DAC (Dourados Atlético Clube), clube que se destacou ao conquistar a Série B estadual e ser vice da Série A em 2020 e 2021. Marco foi alvo da Operação Cartão Vermelho do GAECO, mas afirma ter colaborado com a Justiça.