O jogador campo-grandense Ederson, que atua no Atalanta (Itália), foi convocado pelo técnico Carlo Ancelotti para os jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 que acontecem nos dias 5 (diante do Equador, em Guayaquil) e 10 (contra o Paraguai, na Neo Química Arena).
A lista de convocados foi anunciada nesta segunda-feira (26), no Rio de Janeiro. É a primeira convocação realizada pelo técnico italiano para a seleção brasileira.
Um dos nomes esperados, o atacante Neymar ficou de fora da primeira lista.
O italiano chega com o desafio de levar o País a mais uma Copa do Mundo. Seus primeiros desafios são pelas Eliminatórias Sul-Americanas, diante do Equador e do Paraguai.
Confira a lista de convocados:
Goleiros:
Alison (Liverpool)
Bento (Al-Nassr)
Hugo Souza (Corinthians)
Defensores:
Alex Sandro (Flamengo)
Alexsandro (Lille)
Lucas Beraldo (PSG)
Carlos Augusto (Inter de Milão)
Danilo (Flamengo)
Léo Ortiz (Flamengo)
Vanderson (Monaco)
Wesley (Flamengo)
Marquinhos (PSG)
Meias:
Andreas Pereira (Fulham)
Andrey Santos (Strasbourg)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Casemiro (Manchester United)
Ederson (Atalanta)
Gérson (Flamengo)
Atacantes:
Antony (Betis)
Estêvão (Palmeiras)
Martinelli (Arsensal)
Matheus Cunha (Wolverhampton)
Raphinha (Barcelona)
Richarlison (Tottenham)
Vinícius Júnior (Real Madrid)
Ederson já defendeu a seleção
Esta não é a primeira vez que Ederson é convocado para a seleção brasileira. No ano passado, ele foi convocado para a seleção brasileira para a disputa da Copa América, em junho.
A trajetória do volante começou aos 13 anos, como jogador na escolinha de futebol do bairro Tiradentes, na região leste de Campo Grande. Pouco tempo depois, foi levado para o clube Desportivo Brasil (SP), para então seguir a sua carreira profissional.
Em julho de 2019, o Cruzeiro (MG) se interessou pelo jogador e pagou cerca de R$ 1,6 milhão pelo futebol do volante. Em apenas sete meses no clube mineiro, Éderson se transferiu para o Corinthians (SP) a custo zero.
No clube alvinegro, atuou em 25 jogos e marcou 3 gols, fazendo parte do elenco vice-campeão do Campeonato Paulista em 2020. Em março de 2021, foi emprestado ao Fortaleza (CE), sendo um dos destaques do Campeonato Brasileiro naquele ano.
Em janeiro do ano seguinte, por necessidade financeira, o Corinthians deu fim ao empréstimo e acertou a venda do atleta ao Salernitana (Itália) por 6,5 milhões de euros.
No clube italiano, se destacou rapidamente e em menos de seis meses no clube, despertou o interesse da Atalanta, também da Itália, que pagou cerca de 22,9 milhões de euros pelo jogador. Até então, ainda veste as cores da equipe azul e preta.
Segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo, clubes gigantes como Barcelona (Espanha), Liverpool (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra) e Milan (Itália) apresentaram interesse em contar com o futebol do volante campo-grandense para a próxima temporada.
De acordo com o Transfermarkt, site especializado em mercado de transferências, Éderson vale 40 milhões de euros (aproximadamente 244 milhões de reais na cotação atual).