O Governo de Mato Grosso do Sul realizou nesta segunda-feira (12), em Campo Grande, a entrega de viaturas e equipamentos destinados ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) e à Polícia Penal. A ação, que totaliza um investimento superior a R$ 12,6 milhões, tem como principal objetivo fortalecer a estrutura de segurança pública e ampliar a capacidade de resposta frente aos desafios impostos pelas queimadas no Pantanal e pela gestão do sistema prisional no Estado.
Viaturas para o Pantanal e reforço ambiental – Durante o evento, o governador Eduardo Riedel destacou a importância do investimento na modernização das forças de segurança. “São instrumentos, ferramentas para a continuidade do bom trabalho que o nosso efetivo exerce com profissionalismo, capacitação, qualidade. Estamos entregando 20 viaturas de última geração para o Corpo de Bombeiros Militar atuar no combate aos incêndios florestais, no Pantanal ou em área de floresta plantada”, afirmou o governador.
As novas viaturas são específicas para terrenos de difícil acesso e serão operadas pela Diretoria de Proteção Ambiental (DPA). A entrega integra o planejamento estratégico da temporada de incêndios florestais de 2025, como explicou o comandante-geral do CBMMS, coronel Frederico Salas. “Essas 20 viaturas estarão disponibilizadas para a região do Pantanal. E também temos o curso de formação de combate a incêndio florestal, que faz parte das ações para o combate às chamas na região”, disse.
Além de melhorar a eficiência nas respostas às ocorrências, os novos veículos reduzem custos com manutenção da frota utilizada em operações, ampliando a capacidade logística e de mobilidade em áreas remotas do bioma pantaneiro.
Operação Pantanal 2025 e capacitação – A entrega ocorre no momento em que a Operação Pantanal 2025 completa 132 dias de atuação. Desde o início do ano, o Governo do Estado, por meio do CBMMS, vem implementando ações de preparação para o período crítico de incêndios. Dentre as iniciativas, estão cursos para quase 150 militares nas áreas de condução de veículos 4×4, operação de drones e combate direto ao fogo.
Outro destaque é a formação de mais de 215 brigadistas, além da realização de queima prescrita com técnicas de manejo integrado do fogo no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, promovida no mês de abril.
O secretário Antonio Carlos Videira e o governador Eduardo Riedel observam os novos equipamentos entregues às forças de segurança durante cerimônia em Campo Grande. (Foto: Saul Schramm/Secom)
“Segurança pública se faz com investimento, inteligência, valorização desses profissionais. E é o que a gente tem buscado no dia a dia de trabalho, o Estado entregar para os nossos profissionais. E em relação aos incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros Militar está preparado para atuar o ano inteiro”, reforçou Riedel.
Polícia Penal recebe viaturas blindadas e armamento – No mesmo evento, também foram entregues 13 viaturas para a Polícia Penal, todas equipadas com proteção balística. Os veículos serão distribuídos em unidades estratégicas nas cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí, Corumbá, Ponta Porã, Três Lagoas e Dois Irmãos do Buriti.
Além das viaturas, a Polícia Penal recebeu 700 pistolas, 398 coletes balísticos, além de fuzis e outros equipamentos de proteção individual. “São equipamentos de ponta, de última geração, que trazem, além da segurança, conforto para o nosso policial penal”, afirmou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.
O reforço é destinado a aumentar a segurança em escoltas, transporte de custodiados e no cotidiano das unidades penais, que atualmente abrigam mais de 23 mil detentos em Mato Grosso do Sul.
Segurança pública como prioridade – A entrega das viaturas e dos equipamentos reflete o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a modernização das forças de segurança e com o enfrentamento de desafios históricos, como os incêndios no Pantanal e a superlotação do sistema prisional. A integração de estratégias, capacitação e investimento em tecnologia são elementos centrais do plano de atuação estadual.
“A segurança institucional e ambiental é prioridade para nosso governo. Investir em equipamentos modernos, veículos robustos e formação de pessoal é essencial para garantir a proteção dos nossos servidores e da população”, finalizou o governador Eduardo Riedel.