Uma boa informação pode mudar tudo

Atendimento digital ganha reforço no Detran/MS

Atendimento mais rápido e sem burocracia. É com essa proposta que o Detran/MS colocou em operação a assistente virtual Glória, ferramenta baseada em inteligência artificial que já começa a transformar a experiência dos usuários ao acessar os serviços do órgão. Exclusiva via WhatsApp, a plataforma vem conquistando espaço ao reduzir filas e acelerar demandas simples do dia a dia.

Com nome inspirado na popular expressão “Ôh, Glória!”, a atendente virtual já respondeu mais de 68 mil mensagens e realizou 2.730 atendimentos em apenas 15 dias de testes. Desses, 1.078 foram encaminhados para suporte humano. O contato é feito pelo número (67) 3368-0500.

Projetada com linguagem acessível e visual amigável, Glória é capaz de fornecer informações como pontos na CNH, guias de pagamento, débitos de veículos e até iniciar processos administrativos – tudo sem sair da conversa no aplicativo. A emissão de guias, por enquanto, continua sob responsabilidade de atendentes, disponível de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Segundo o diretor de TI do Detran/MS, Robson Lui, a tecnologia começou a ser desenvolvida em novembro de 2024. “Foram seis meses até a primeira entrega. Mas o sistema está em constante aprimoramento, acompanhando as demandas do público”, afirmou.

Durante viagem à Estônia, referência global em governo digital, o diretor-presidente do Detran/MS, Rudel Trindade, reforçou que Glória é parte da estratégia de transformação digital liderada pelo governo de Eduardo Riedel. “Queremos um atendimento mais eficiente, humano e conectado com as necessidades da população”, disse.

Além do avanço tecnológico, a ferramenta já serve como apoio ao calendário de licenciamento 2025. Motoristas com placas final 3 devem regularizar a documentação até o fim do mês e podem solicitar a guia diretamente pelo WhatsApp, com o suporte da assistente virtual.

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