Neste domingo (4), Campo Grande recebe uma programação especial que celebra a arte, a poesia e a identidade regional. Às 17h, o grupo Fulano di Tal apresenta o espetáculo “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, em seu espaço cultural localizado na Rua Rui Barbosa, 3.099 – Centro.
Inspirado livremente na obra do poeta Manoel de Barros e nas figuras emblemáticas da cultura sul-mato-grossense como Conceição dos Bugres, Lídia Baís, Wega Nery e Maria da Glória Sá Rosa, o espetáculo foi recentemente selecionado para a 27ª edição do Palco Giratório do Sesc, um dos maiores circuitos de artes cênicas do País. A peça evoca elementos da natureza e da memória afetiva para contar a trajetória encantada de um menino que vira árvore — um símbolo da fusão entre o humano e o território onde vive.
Logo após a apresentação, das 18h às 20h, acontece a mesa pública “O Teatro Popular a partir da Estética Poética de Manoel de Barros”, reunindo artistas e pesquisadores para refletir sobre as influências do poeta na cena teatral contemporânea.
As atividades fazem parte do projeto Escambo: Rede Parente, que chega à capital sul-mato-grossense após percorrer o norte do Brasil, promovendo espetáculos, oficinas e mesas públicas gratuitas. Toda a programação será realizada aos finais de semana, começando neste sábado e domingo, dias 3 e 4 de maio, com o espetáculo do grupo anfitrião.
Mais do que uma apresentação, o evento é um convite à celebração da cultura local, da linguagem poética e do teatro como lugar de encontro e partilha.