ermina às 22h59 (de MS) desta sexta-feira (2) o prazo para os candidatos solicitarem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O período foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) em 25 de abril e os pedidos devem ser feitos exclusivamente pela internet, na Página do Participante, com login pelo portal Gov.br.
A mesma data-limite vale para quem teve direito à isenção no Enem 2024, mas não compareceu aos dias de prova. Nesses casos, além de solicitar a nova gratuidade, é obrigatório apresentar uma justificativa de ausência. As explicações devem estar relacionadas aos dias de aplicação regular do exame (3 ou 10 de novembro de 2024) ou às datas de reaplicação (10 e 11 de dezembro).
Quem tem direito à isenção
Segundo o MEC, podem pedir isenção da taxa:
estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas em 2025;
quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no CadÚnico;
participantes do programa Pé-de-Meia, do governo federal.
As justificativas aceitas para ausência no Enem 2024 incluem, entre outras:
assalto ou furto;
acidente de trânsito;
morte na família;
maternidade ou paternidade;
internação médica ou odontológica;
mudança de domicílio;
privação de liberdade;
trabalho ou atividade escolar.
Próximas datas do processo
O resultado da análise das justificativas e dos pedidos de isenção será divulgado em 12 de maio. Quem tiver o pedido negado poderá entrar com recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos será publicado no dia 22 de maio.
Importante: mesmo quem for aprovado na isenção precisará realizar a inscrição no Enem 2025, em período que será divulgado posteriormente pelo Inep.
O valor da taxa de inscrição para este ano ainda não foi divulgado. Na edição anterior, em 2024, o valor foi de R$ 85. Naquele ano, dos 4,3 milhões de inscritos confirmados, 63,6% foram isentos da taxa.