Uma boa informação pode mudar tudo

Popularidade do papa Francisco diminuiu entre católicos latinos, e apoio a mulheres na Igreja subiu

A morte do papa Francisco na última segunda-feira (21) encerrou um papado de mais de 12 anos. Sua liderança foi marcada por declarações sobre temas considerados polêmicos pela Igreja, como a presença de mulheres em cargos administrativos, o celibato de padres e o uso de métodos contraceptivos.

Na América Latina, região de onde veio e onde foi recebido com entusiasmo no início de seu pontificado, o apoio a esses temas variou. Mas a popularidade do papa Francisco mostrava sinais de derretimento em 2024 entre seus fiéis, mesmo sendo aprovado pela maioria dos católicos latinos.

É o que mostram levantamentos realizados pelo Pew Research Center, uma organização independente de pesquisa sediada em Washington (EUA), na Argentina, Colômbia, Brasil, México, Peru e Chile, países cujas populações católicas estão entre as 25 maiores do mundo. As pesquisas foram realizadas em 2013–2014 e em 2024.

Papa Francisco acena a fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, em foto de 21 de outubro de 2015 — Foto: Alessandro Bianchi/Reuters

Na Argentina, seu país natal, a queda de popularidade foi a maior entre os países pesquisados. Há dez anos, quase todos os católicos entrevistados no país (98%) tinham uma opinião favorável sobre Francisco, contra 74% no último levantamento.

No Brasil, esse número foi de 92% em 2014 para 84% em 2024.

Diante da maior religião do mundo, Francisco enfrentava dois grandes desafios para o catolicismo: a perda de influência da Igreja sobre diversas esferas da sociedade e, no caso do Brasil, o avanço das igrejas evangélicas.

Tem uma sugestão de reportagem? Fale com o g1
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2000, os católicos representavam 74% da população brasileira. Dez anos depois, esse número caiu para 65%.

Já os cristãos de vertentes evangélicas avançaram de 15% para 22% entre 2000 e 2010. Um retrato mais atual sobre o número de fiéis no país deve ser divulgado em breve, com a divulgação dos resultados do Censo 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *