A pedido do vereador Chicão Vianna (PSB), de Corumbá, o deputado estadual Paulo Duarte (PSB) apresentou solicitação por providências do Governo Federal, junto ao Ministério das Mulheres, para implementação da Casa da Mulher Brasileira, no município corumbaense. O documento será encaminhado para o deputado federal Beto Pereira, ao governador Eduardo Riedel e ao secretário de justiça e segurança do MS, Antônio Carlos Videira.
A demanda se faz necessária devido ao preocupante aumento nos casos de violência contra a mulher na região pantaneira. “Nos últimos meses há registros de aumento nos casos de violência contra a mulher no município, com ocorrências de agressões físicas, psicológicas e feminicídios, evidenciando a urgência da implantação de um espaço que ofereça acolhimento, apoio jurídico, psicológico e social às vítimas”, considera o deputado Paulo Duarte.
A Casa da Mulher Brasileira é uma política pública reconhecida nacionalmente por integrar, em um só local, diversos serviços para o enfrentamento à violência de gênero. No mesmo espaço é possível encontrar infraestruturas como delegacia da mulher, defensoria pública, ministério público e atendimento psicossocial. “A ausência de um equipamento especializado como a Casa da Mulher Brasileira numa região tão abrangente como a pantaneira compromete a proteção e a assistência humanizada às mulheres em situação de vulnerabilidade. É necessária uma resposta efetiva e estruturada por parte do poder público para garantir uma vida digna às mulheres pantaneiras”, argumenta Duarte.